terça-feira, 31 de julho de 2018

Festas de Paranhos em 1958

Na terra de Nossa Senhora da Saúde 


Não há terra portuguesa que não tenha uma capela consagrada a Nossa Senhora. A Virgem aparece sob todas as designações – Senhora da Agonia, Senhora da Boa-Hora, Senhora da Boa-Morte, Senhora da Saúde, e outras. No Porto, nomeadamente na Ribeira, celebravam-se cerimónias religiosas e festivas à Senhora do Ó. Estas festas, meias religiosas, meias pagãs davam conforto e alegria ao povo. 
A igreja de Nossa Senhora da Saúde, em Paranhos, é uma capela de grande devoção. De nome todo o Porto conhece. Celebram-se grandes e majestosas festas. Com o tempo, as festividades decaíram e passou a rezar-se a cantar-se somente. Foi neste sentido que um grupo de bairristas decidiu organizar uma Comissão de forma a recuperar a tradição. Em poucos anos, a festa da Nossa Senhora da Saúde tornaram-se as mais famosas e as mais conhecidas do Distrito do Porto. Esta festa detém o condão de atrair milhares de forasteiros, graças ao diversificado programa da mesma, contribuindo, deste modo, para os bons negócios e progressos da freguesia. Segundo Juliano Ribeiro, Paranhos “é um centro urbano, colocado no coração do Porto, bem servido por todos os meios de locomoção”. O fogo-de-artifício, as mais variadas bandas, a típica feira, as barracas de comes e bebes, as diversões, é um cartaz que ninguém tem tendência a dispensar. No entanto, pode afirmar-se que a fé não se perde. Entre-se na capela e depare-se com todas as pessoas dando graças pelos doentes regressados à vida, as esmolas, as velas acesas, as sanefas de seda. É a fé que está por detrás da realização destes milagres. 
Segundo Juliano Ribeiro, Paranhos dá um bom exemplo ao Porto. Visto que há já outras freguesias que lhe quer seguir os passos como é o caso de Bonfim.  Ainda segundo este autor, “nos dias e noites das festas de Nossa Senhora da Saúde, somos dos que não faltamos”. Acrescenta ainda que “ali há vida, dinamismo, cor, uma procissão maravilhosa pela singeleza – e, velando por todos como Mãe reconhecida, Nossa Senhora da Saúde” .
Postal (impresso nos anos 40 do Séc.XX)
                                            in "Comércio do Porto"



Procissão 1920




Sem comentários:

Enviar um comentário