segunda-feira, 25 de junho de 2018

Largo do Carvalhido

O Carvalhido deve o seu nome à concentração de soutos de carvalheiras. Não sabemos de que remotos tempos vem este topónimo. Sabemos que era um grande casal (conjunto de propriedades rústicas) foreiro à Misericórdia do Porto, pertencente aos Noronhas, da vizinha Quinta da Prelada, e como tal o encontramos denominado numa carta de demarcação com o vizinho Casal das Vendas, em 1638.

Em 18 de Junho de 1692 a Misericórdia fez Prazo do Carvalhido a D. Garcia Martins de Mesquita e Noronha, como sucessor de seu pai D. Bartolomeu Martins de Mesquita e Noronha e D. Manuel Martins de Mesquita e Noronha.

Data de 1738 a construção do Cruzeiro do Senhor do Padrão
que saúda os viajantes que seguiam pelo caminho para Norte, nomeadamente para Santiago de Compostela. Por seu lado, a capela do Carvalhido é pela primeira vez mencionada em registo paroquial de Santo Ildefonso de 1760. Começou por ter como padroeira Nossa Senhora da Anunciação e o Espírito Santo.



O lugar do Carvalhido surge na "Planta das Linhas do Porto", do coronel Arbués Moreira, de 1833, a propósito das posições de liberais e absolutistas durante o Cerco do Porto. E foi precisamente em honra dos hostes de D. Pedro que a Câmara Municipal do Porto, em sessão de 28 de Outubro de 1835, decretou que a Praça do Carvalhido se passasse a denominar Praça do Exército Libertador.


No inventário que se fez em 1904, por morte de D. Francisco de Noronha e Meneses, da Prelada, foi descrito o Casal do Carvalhido, com sua morada de casas sobradas, palheiro, aido e a Rua da Prelada dos Castelos e rua particular, do nascente com a Rua Nova de Paranhos, sendo avaliado em nove contos de réis. Esta Rua Nova de Paranhos é a actual Rua do Carvalhido.



Lançamento da primeira pedra do Estádio Municipal que se ficou por um complexo arcaico onde ocorreram algumas actividades desportivas, mas que mais tarde foi desmembrado.



O Estádio Municipal situar-se-ia entre a Rua Nova de Paranhos, Rua de Monsanto e Rua de Silva Porto, com campo de futebol e piscina. 


Parada de rapazes do Colégio dos Orfãos na piscina do Carvalhido 1923



Saltos da prancha da piscina do Carvalhido 1923         Salto de José Costa (FCP) na Piscina do Carvalhido


3 comentários:

  1. Obrigado à Manuela por tanta e tão interessante informação. A História tem, para mim, o efeito de fazer ver, com outros olhos, o nosso dia-a-dia, enriquecendo e aprofundando as nossas vivências.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar