Transportes

Os Primeiros Transportes


O francês Antoine Ripert foi o inventor do "carro Ripert" e o fundador da "Empresa Portuense do Carro Ripert" que fazia a exploração das várias linhas sob a direcção de outro francês, Henrique Latourrette. Os próprios cavalos que puxavam os carros eram os célebres "Percherons", também de origem francesa.


A companhia  “Empresa Portuense de Carros Ripert”  começou a sua actividade em 1857, com sede na Rua de S. Dinis, em Paranhos.
O carro Ripert, um grande vagão de madeira e ferro também conhecido por char-à-banc, era, segundo Campos Monteiro, que habitava em S. Mamede de Infesta, in O Tripeiro de 25/02/1910:
'...Um pesado carroção, conjunto pavoroso de madeira e ferro, rastejando quase ao nível do solo. Sobre quatro rodas pequenas, assentava um largo estrado de madeira, com a área de uns bons oito metros quadrados. Dentro, dispostos longitudinalmente, transversalmente, em diagonal, e em todas as direcções imagináveis, incómodos bancos de tabuínhas onde um gárrulo grupo de viajantes viajava. Do tejadilho avantajado, de que uma curiosa renda de folha de zinco orlava, caíam cortinas de lona rendilhadas também pelos buracos que o tempo lhes fizera. Atrás e adiante, duas formidáveis plataformas, compridas como tabuleiros de ponte, largos corredores de hotel. Na frente, empunhando as rédeas, um cocheiro baixo, espadaúdo, de faces rosadas e bigode pendente, lembrava uma peça de louça de Bordallo. E ao poderoso puxão de três médias mulas, a formidável mole arrastava-se pesadamente, aos solavancos, com um estridor de ferragens que lembrava o largar de terra de uma galera antiga — ora mergulhando de proa a proa, de encontro aos paralelepípedos da calçada, enquanto dentro os passageiros abanavam, dançavam, e se entrechocavam, ameaçando desconjuntar-se com a nave colossal que os conduzia ...' e '... a uma velocidade útil de vinte metros á hora decorria a temerosa, fatigante, a interminável jornada!'
As viagens do carro Ripert, intermináveis e desconfortáveis, começavam e terminavam na Praça Carlos Alberto.
Os cocheiros raramente conseguiam cumprir os horários, assim como eram muitos os cocheiros que usavam indevidamente os carris dos carros americanos causando vários conflitos entre os proprietários dos dois meios de transporte distintos.
O Ripert fazia a ligação diária da Praça Carlos Alberto, em frente à Tabacaria Havaneza, com a Praia fluvial da Ponte da Pedra. Era considerado, pela empresa, o mais rápido e cómodo transporte que ligava o Porto e São Mamede de Infesta.





  • 1872 (9 de Março) - Abertura da linha do Infante à Foz (Castelo) ao longo do rio pela Companhia Carril Americano do Porto até à Foz e Matosinhos. Tracção animal (Abertura oficial em 15 de Maio).
  • 1874 (14 de Agosto) - Abertura da linha desde a Praça Carlos Alberto até à Foz (Cadouços) via Boavista e Fonte da Moura pela Companhia Carris de Ferro do Porto. Tracção animal.
  • 1878 - Introdução da tracção a vapor na linha Boavista - Foz (Cadouços).
  • 1893 (18 de Janeiro) - Fusão das duas empresas. A nova empresa designa-se por Companhia Carris de Ferro do Porto (CCFP).
  • 1895 (12 de Setembro) - Início da tracção eléctrica desde o Carmo até à Arrábida. Electricidade fornecida por uma estação de geração da CCFP na Arrábida.
  • 1904 (22 de Setembro) - Fim da tracção animal.
  • 1912 - Introdução de numeração nas linhas.
  • 1912 - Abertura da estação de geração da CCFP em Massarelos.
  • 1914 - Fim da tracção a vapor.
  • 1946 (1 de Julho) - A Câmara Municipal toma conta do sistema. Novo nome: Serviço de Transportes Colectivos do Porto (STCP).
  • 1948 (1 de Abril) - Introdução da primeira linha de autocarros: (Avenida dos Aliados - Carvalhido).
  • 1950-1958 - As linhas de eléctricos têm a sua extensão máxima, com 82 km de linhas e 150 km de carris.
  • 1957 - Encerramento da estação de geração de electricidade de Massarelos.
  • 1959 - Encerramento das primeiras linhas de eléctricos antes da conversão para linhas de troleicarros.
  • 1967 - Terminam as primeiras linhas de eléctricos a serem substituídas por autocarros em lugar de troleicarros.
  • 1978 - Os serviços dos eléctricos e dos troleicarros terminam às 21h00.
  • 1983 - Terminam todos os serviços de eléctricos aos domingos.
  • 1988 - A remise da Boavista é substituída pela de Massarelos para o serviço normal. As oficinas são mantidas na Boavista (também para os troleicarros e autocarros). Devido a obras nas ruas, os eléctricos regressam à recolha da Boavista por várias ocasiões: Março - Julho 1991, Junho - Novembro 1998 e Fevereiro - Maio 1999.
  • 1992 - Abertura do museu do carro eléctrico em Massarelos.
  • 1996 (Junho) - Os serviços de eléctricos na única linha em funcionamento (18) limitados das 9h00 - 19h00. Recomeço do serviço aos domingos. Apenas 3 eléctricos em serviço asseguram uma frequência de 35 minutes.
  • 1997 (27 de Dezembro) - Encerramento da última linha de troleicarros.
  • 1999 (Agosto) - Início do desmantelamento da remise da Boavista.
  • 2002 (7 de Dezembro) - Abertura da primeira linha do Metro do Porto: Trindade - Senhora da Hora - Senhor de Matosinhos.

Eléctricos na Freguesia de Paranhos 

Rotas da Linha 7 - Inaugurada em 1910

A linha da Praça da Liberdade para São Mamede abriu em 1910 e foi estendida até a Ponte da Pedra em 1912.
A partir de 1960 a linha 7/ estava ligada com a linha 10E até ao encerramento desta última em 1967. A parte da linha 7 entre a Arca d'Água e a Ponte de Pedra fechou 6 Outubro de 1975. Esta linha fechou completamente em 20 de Junho de 1977.
7: Praça da Liberdade - Carmo - Praça da Republica - Arca d'Água - Amial - São Mamede - Ponte da Pedra. 
7/: Praça da Liberdade - Carmo - Praça da Republica - Arca d'Água - Amial
7//: Batalha - Gonçalo Cristóvão - Praça da Republica - Arca d'Água - Amial - São Mamede

















Rotas da Linha 8 - Inaugurada em Dezembro de 1892

Comprimento 3.3 km. Duração da viagem num sentido (1934) 20 minutos.
8: Praça da Liberdade - Carmo - Praça da Republica - Paranhos (Campo Lindo).

Em Dezembro de 1892 a linha dos carros americanos para Paranhos foi aberto. Na direcção de Paranhos os carros andavam pelas Ruas Formosa, Sta.Catarina e Gonçalo Cristovão, no sentido inverso pela Rua das Oliveiras e o Carmo. A linha de Paranhos foi electrificado em 1904 agora seguindo a rota mais directa nos dois sentidos.






Rotas da Linha 9 - Inaugurada em 18 de Fevereiro de 1883

A linha 9 que tinha uma extensão de 10.8 km demorava, em 1934, 45 minutos em cada sentido.
Fazia os seguintes percursos:
9 : Praça da Liberdade - Praça Marquês de Pombal - Rua Costa Cabral - Areosa - Águas Santas - Ermesinde;
9/ ; Bolhão - Praça Marquês de Pombal - Rua Costa Cabral - Areosa
9// ; Batalha - Praça Marquês de Pombal - Rua Costa Cabral - Areosa - Águas Santas - Ermesinde

A linha 9 fechou o 17 Setembro de 1967.


Sem comentários:

Enviar um comentário