quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ESCOLAS BÁSICAS

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA DO BAIRRO AGRA DO AMIAL
29/10/1961
Vários aspectos da inauguração da Escola Primária do Bairro da Agra do Amial, com a presença do Chefe de Estado, Almirante Américo Tomás, do Presidente da Câmara Municipal, José Albino Machado Vaz, do Ministro das Obras Públicas, Eduardo Arante e Oliveira, do Eng. Guilherme Bonfim Barreiros, entre outros.





















ESCOLA BÁSICA DA CARAMILA - 1960
A escola da Caramila, situada no Bairro do Carvalhido, na freguesia de Paranhos, foi inaugurada em 1960 sendo constituída por duas escolas - uma feminina e outra masculina - que se fundiram mais tarde numa só. A sua designação foi inspirada no nome popular que sempre teve, por a mesma ter sido construída nos terrenos de uma quinta: a Quinta da Caramila.
O seu edifício tem dois pisos, tendo o primeiro 5 salas de aula, um gabinete que funciona como sala dos professores e apoio de secretaria e um ginásio. No segundo piso funciona a educação pré-escolar em duas salas, um centro de recursos, um gabinete para apoio de educação especial, e ainda uma área que funciona como cantina. No exterior do edifício há um espaço ajardinado, dois recreios desnivelados onde as crianças brincam e onde decorrem também actividades físicas.
fonte: AE Fontes Pereira de Melo 





































ESCOLA BÁSICA DO COVELO - 1959


Quando entrou em funcionamento era constituída por um sector masculino – a Escola nº 73 – e por um feminino – a Escola nº 74.
Posteriormente, evoluiu para mista – a Escola nº 28. Em 2004, passou a designar-se Escola do Covelo, como homenagem a Manuel José Covelo, antigo proprietário da Quinta. No ano lectivo de 1999/2000 foi activada a sala de educação Pré-escolar.
Actualmente, funcionam duas salas de Jardim-de-infância, sendo uma delas destinada a alunos surdos, e oito turmas do 1º ciclo. A Escola é frequentada por um total de 180 alunos. No ano transacto, iniciou um projecto de intervenção precoce para crianças surdas, a partir dos 0 anos de idade. O apoio é, também, prestado às famílias quer na formação em Língua Gestual Portuguesa quer na orientação para a educação dos seus filhos.

fonte: agrupamento Eugénio Andrade.






















< ESCOLA BÁSICA DE COSTA CABRAL - 1962

Construída em 1962, entrou em funcionamento com um sector masculino e outro feminino os quais, em 1979, se fundiram na Escola nº 37 que, posteriormente, viria a designar-se de 17. Em 2004, adopta o nome do estadista António Bernardo Costa Cabral por se situar na artéria assim denominada. A EB de Costa Cabral ocupa 7007 m2. Fica circundada pelas Ruas de Costa Cabral, Eng. Guilherme Bonfim Barreiros e Rua do Cunha, apresentando o portão principal e dois laterais. A sua área coberta é ocupada pelo edifício Escolar, com 1637 m2 de superfície, e por uma biblioteca. A área descoberta é de 5370 m2 e destina-se ao recreio dos alunos e a uma zona ajardinada.
O edifício Escolar instala-se num só piso composto por doze salas de aula.









<
<









3 comentários:

  1. Revi minha antiga escola...chorei. Fui tão feliz nesse lugar!! Fui tão feliz nessa cidade e nesse país!! Eu morava num prédio bem em frente à escola. Predio marrom da guilherme bonfim Barreiros n°284 3° andar dir frente. Tinha uma varandinha de grades pretas,onde minha mãe ficava me olhando atravessar a rua e ir para escola. Eu nunca tinha convivido com minha mãe assim. E eu ficava toda boba de ver ela na sacada do apartamento. Tinha um prédio branco em frente,com um espaço junto ao muro da escola. Messe espaço tinha uma cesta de basquete onde eu ficava la da minha varandinha olhando as crianças brincarem. Eu era tímida. Tinha muita vontade de brincar com eles mas nunca aconteceu. Eu pegava minhas bonecas e ficava naquela varanda brincando sozinha. Eu era tão feliz!!�� Na escola minha professora era uma senhora tão calma e doce. Sempre paciente. Professora Lizete��. Como ela me fez feliz!!! Até que um dia minha mãe saiu e nunca mais voltou. Ela foi morta. 3 tiros no peito aos 27 anos de idade. E eu tive que voltar à morar no Brasil. Não me despedi de nenhum amigo,da minha tão doce professora, das crianças que eu sonhava em brincar, das minhas bonecas, da minha varandinha de grades pretas. Eu não me despedi da minha mãe. E tive que me despedir da minha infância feliz!!!
    Quero agradecer por essas fotos. Por toda lembrança que trouxe à minha memória. Agradecer por cada lágrima que escorre do meu rosto agora. Pois são lágrimas de saudade. Saudades do que eu vivi nesse lugar. Saudades do que eu poderia ter vivido caso não fosse minha mãe tirada de mim tão precocemente. Próximo mês, dia 18/07 fazem exatos 23 anos que tudo aconteceu. Obrigada de verdade ao criador dessa página. Você não sabe o bem que me causou...Deus o abençoe!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliane, lamentando a sua perda, fico feliz pelo meu blog lhe trazer as memórias boas da sua infância. Espero que se encontre bem e feliz nessa sua nova etapa de vida. Um abraço com carinho.

      Eliminar
    2. Olá Liliane, lamentando a sua perda, fico feliz pelo meu blog lhe trazer as memórias boas da sua infância. Espero que se encontre bem e feliz nessa sua nova etapa de vida. Um abraço com carinho.

      Eliminar