domingo, 30 de abril de 2017

A QUINTA DE LAMAS

Solar/Quinta está classificada como arquitectura civil, e situa-se no Lugar das Lamas, em Paranhos, O primeiro proprietário do solar, de que há registo, teria sido o visconde de Roriz que morreu em 1858 e, o último, a família Canavarro.





















Para uma informação mais precisa consulte os links abaixo ( uma pequena, mas importante contribuição de Aníbal Styliano Costa e Manuela Brás Costa, Separata do Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto - 1987/88)


http://arquivodigital.cm-porto.pt/ArquivoDigital/winlibimg.aspx?skey=&doc=494248&img=6810

http://arquivodigital.cm-porto.pt/flexpaper/flexpaper.aspx?skey=&doc=494248&img=6810

Nos dias de hoje, a Quinta de Lamas é ocupada por Parque inaugurado em 2015, da responsabilidade da Universidade do Porto "O novo parque verde já está aberto à população, conta com três hectares, 18 mil metros quadrados de área relvada, 700 árvores e arbustos, zonas de desporto informal e percursos cicláveis. O projecto de requalificação, coordenado por Paulo Farinha Marques (arquiteto paisagista e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) destaca-se pela larga alameda arborizada que faz a ligação visual e física entre a FEUP e FEP, pela grande clareira relvada e pelo "destapamento" da Ribeira da Asprela, que ali passava entubada e agora corre a céu aberto, com leito e margens naturalizados.  A empreitada, da responsabilidade da Universidade do Porto, representou um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros, co-financiados em 750 mil euros pelo Banco Santander Totta. Seguir-se á uma segunda fase na construção da zona verde da Asprela, cujo lançamento foi formalizado hoje com a assinatura de um protocolo de colaboração. Em parceria, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto, a Câmara Municipal do Porto, a Águas do Porto e a Porto Lazer vão aliar esforços no sentido de alargar a área verde do Parque da Quinta de Lamas a um terreno contíguo, entre as ruas Roberto Frias e Dr. António Bernardino de Almeida." Fonte Câmara Municipal do Porto.


Vista aérea da zona rural de Paranhos, desde a Quinta de Lamas (das Viscondessas de Roriz, Norte), na Rua Dr. Manuel Pereira da Silva, à Colónia Dr. Manuel Laranjeira (Sudoeste). Identificando-se, o Cemitério de Paranhos, o Bairro de Casas Económicas de Paranhos, na Rua Dr. Manuel Pereira da Silva; e a Quinta de Santo António, na Rua Dr. Júlio de Matos.
1939 - 1940


3 comentários:

  1. A "Quinta de Lamas", fica bem distante da "Quinta" que foi cedida por um período de tempo determinado pela C. M. Porto ao Rancho Folclórico de Paranhos. A que foi temporariamente cedida ao Rancho, é a "Quinta de S. Romão" que fica já muito perto da Circunvalação e Areosa.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde!!! Alguém sabe me dizer quem é o proprietário do Solar está em ruína. Obrigada
    Carla Amorim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O proprietário é o estado:
      http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5457

      Eliminar