Património Artístico

Escultura - "Grupo sentado" - a que chamamos de "Família"



No Jardim de Arca d'Água já nos é familiar a escultura que encontramos quando apenas atravessamos o Jardim de uma rua para outra, ou quando nos passeamos apreciando simplesmente a beleza inigualável deste pedaço de terra rodeado pela confusão da circulação viária, da alegria dos estudantes das universidades e escolas próximas, e de uma Ordem dos Médicos instalada num espaço que estará também representado neste blogue.
Esta obra em bronze, datada de 1970, constituída por três figuras esguias - homem, mulher (sentados) e criança, em representação da família, provavelmente, inaugurada entre 1971 /72, é do escultor Charters de Almeida. 
Pode visitar a obra deste galardoado escultor em Charters de Almeida




Azulejaria Paranhense


O azulejo português, produzido desde o séc. XVI, é uma das formas mais originais de revestimento da arquitectura portuguesa. Os painéis de azulejos, muitas vezes, expressam a história e a cultura do país. Usado inicialmente no interior de edifícios, a partir do séc. XIX passa a ser utilizado como revestimento de fachadas. Já no séc XX é usado por arquitectos nos seus edifícios ou em espaços públicos como uma forma de arte.

http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/exposicoes-virtuais/a-arte-do-azulejo-em-portugal.html











O carneiro republicano.

Escultura representativa de um carneiro situada na Rua de Costa Cabral, 877 (onde se encontra actualmente a Academia de Música de Costa Cabral) antiga Estrada da Cruz das Regateiras. A habitação que se insere num conjunto de outras habitações gémeas, com varanda e bandeira de porta em ferro fundido, janelas em granito lavrado está revestida por azulejo em tom rosa escuro. No cimo e ao centro da platibanda encontra-se a escultura, em tamanho natural - o carneiro. Pensamos que a escolha desta escultura estará relacionada com o nome do proprietário na altura - José Carneiro, um adepto do republicanismo e de Afonso Costa.











Sem comentários:

Enviar um comentário